Acho tão engraçado esse patriotismo que aparece nos brasileiros de 4 em 4 anos. Parece que todos os problemas que existem desaparecem e a cidade ganha um colorido diferente. Verde e amarelo. Não importa onde. Na camiseta que as pessoas vestem, nos chãos e paredes, nos rostos pintados... O Brasil respira verde e amarelo. De 4 em 4 anos.
Não posso mentir, adoro futebol. E adoro Copa do Mundo também. Mas eu adoro o Brasil acima de tudo. E a minha torcida aparece em todos os lugares quando o assunto é Brasil. No vôlei, na natação, no futsal, no handebol, no basquete, no nado sincronizado, enfim... Tenho muito orgulho de dizer que sou brasileira, não sei por que, mas tenho. E fico irritadíssima quando vejo um brasileiro dizendo que vai torcer contra. Que prefere torcer pra Argentina, Itália, Inglaterra, Espanha ou qualquer outro país que não tenha descendência, e contra o Brasil.
Vou assistir aos jogos da Itália (porque adoro a Itália e questões de família), do Chile (por causa do Valdivia) e sei lá, se tiver que assistir outros jogos, eu vou assistir e vou torcer a favor desses times quando precisar, mas a minha torcida sempre vai ser do Brasil. Não me importo que o Dunga tenha levado o Grafite, ou o Felipe Melo e não tenha levado o Ganso e o Neymar (sinceramente, fiquei muito feliz por isso... não gosto deles)... Eles estão lá para representar o Brasil! O MEU país! E é pra ele que eu vou torcer, pro BRASIL! E não pro Robinho, pro Kaká ou pro Julio Batista.
E agora, voltando ao assunto dos “problemas desaparecerem” durante uma Copa do Mundo, isso é nítido nas noticias que aparecem na televisão. Parece que a alegria da África acabou com a fome de todos, né? Os problemas sociais, étnicos, raciais foram deixados de lado pra todos torcerem pelo mesmo time. Acho isso até legal, mas será que isso vai permanecer? Ou no dia seguinte que acabar a copa o negro vai passar pelo branco e nem vai olhar na cara dele? Será que essa alegria toda vai continuar matando a fome das crianças?
As imagens que eu tenho da África na minha mente são totalmente antagônicas. Uma é de pessoas doentes, desnutridas, pobres... A outra é de uma África com estádios de futebol de primeiro mundo. Qual vai prevalecer?
É muita gente hipócrita pra um lugar só! Só peço uma coisa, se você é do tipo que falou mal do Brasil a copa inteira, e no final o Brasil for campeão, não venha dizer que você é hexa, porque pra mim você não é brasileiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dúvidas, questões, colocações, observações... algum comentário?